27 de fev. de 2007

ACEROLA

A acerola (Malpighia glabra Linn), também conhecida como cereja-das-antilhas, é uma fruta tropical, nativa do mar das Antilhas da América Central e do norte da América do Sul.
Além de possuir as vitaminas A, B1 e B2 em grande quantidade, é uma excelente fonte de vitamina C. É rica em cálcio, fósforo e ferro.
Seus benefícios são amplos e sua participação na dieta deve ser garantida.
100 g da fruta podem apresentar até 80 vezes mais vitamina C do que a laranja.
Estudos comprovam que o consumo da fruta colabora para evitar a debilidade, irritabilidade, fadiga, perda de apetite, além de aumentar a resistência e acelerar processos de cicatrização. Também pode ser aplicada como auxiliar nos tratamentos de doenças do fígado.
Além do paladar agradável, é ótima nas dietas de redução de peso (100 g contém cerca de 60 kcal), em tratamentos estéticos e para praticantes de exercícios físicos. Fumantes também podem se beneficiar de seus nutrientes.
Pode ser consumida ao natural, na forma de sucos, refrescos, sorvetes, doces, geléias e compotas.

23 de fev. de 2007

PARA UMA PELE SAUDÁVEL

A pele é o maior órgão do corpo humano e muitos fatores afetam a saúde e aparência deste órgão como hereditariedade, idade, clima, poluição, stress, alterações hormonais e alimentação.
O combate ao envelhecimento é a grande preocupação de quem procura procedimentos no campo da estética. Através de cosméticos, tratamentos e até cirurgias, busca-se a todo o momento retardar os efeitos da idade.
A alimentação também deve ser associada aos protocolos de tratamento, sendo indispensável para garantir resultados adequados. Alguns nutrientes têm papel importante na saúde da pele. São eles, água, beta-caroteno (será convertido em vitamina A pelo organismo), vitamina C, vitamina E, vitaminas do complexo B e zinco.
Esses nutrientes são ingeridos na quantidade adequada através do consumo de 03 porções diárias de verduras ou legumes + 04 porções de frutas.
As fibras também merecem atenção, pois atuam no funcionamento intestinal, favorecendo a eliminação de toxinas. Proteínas de alto valor nutricional (carnes magras, leite e derivados, ovo e soja) são responsáveis pela formação e manutenção da integridade muscular e tecidual.
Para a saúde da pele, a ingestão de líquidos é indispensável. O álcool e fumo são “vilões”, que devem ser abolidos não só para benefícios no campo da estética, mas principalmente pela saúde.

16 de fev. de 2007

ALIMENTAÇÃO PARA ANIMAR O FOLIÃO

Para os que gostam de brincar no carnaval e mesmo para aqueles que vão fugir da diversão, a combinação alimentar e a ingestão de líquidos é fundamental.
A dieta deve ser rica em alimentos de fácil digestão e que forneçam energia. Frutas, verduras e legumes, pães, massas e cereais integrais, barras de cereal, queijo branco, leite desnatado e soja são ótimas opções.
Para quem vai “atrás do trio”, o fracionamento das refeições garante energia para o dia todo e colabora no processo digestivo.
Em relação à hidratação, não se pode esquecer que o risco de desidratação é grande. Ambientes mal ventilados, engarrafamentos, excesso de sol, muitas pessoas concentradas em um mesmo espaço são fatores que merecem atenção. O ideal é a ingestão a cada meia hora de água, sucos, água de coco e isotônicos, principalmente para os que transpiram muito.
Deve-se ainda evitar comidas pesadas e gordurosas, principalmente em restaurantes de “beira de estrada”. Maionese e molhos gordurosos também não são bem vindos devido ao alto risco de contaminação.
Bebida alcoólica não combina com diversão. É um erro acreditar que a cerveja repõe a perda de água. Na verdade, ela aumenta o volume de urina e em excesso pode também desidratar. A recomendação para os que bebem, é intercalar com água na mesma quantidade. Deve-se também evitar álcool em jejum e a mistura de bebidas diferentes.

13 de fev. de 2007

O COMBATE À FLACIDEZ TAMBÉM PASSA PELA DIETA

A flacidez é provocada pela perda de elementos do tecido conjuntivo como fibroblastos, elastina e colágeno. Esta perda faz com que a rede de elementos se torne menos densa, tirando a firmeza entre as células.
As causas podem ser herança genética, falta de exercícios, excesso de peso, alimentação inadequada, emagrecimento acelerado e até má postura.
Estrias também apresentam relação com a flacidez. Diferente de outros problemas como celulite e obesidade, as estrias não estão necessariamente ligadas ao excesso de gordura. Elas podem se manifestar em pessoas de todas as idades e portes físicos.
É comum ocorrer em um mesmo indivíduo a flacidez muscular (resultante da menor tonicidade do músculo) junto à tissular (resultado do rompimento das fibras de colágeno, por exemplo).
Por mais modernos que sejam os procedimentos na área estética, fisiologicamente é impossível a obtenção de resultados eficientes sem a combinação alimentar. O tecido necessita de proteína para responder ao estímulo do aparelho/ou procedimento. Da mesma forma, a reação química para formar colágeno, envolve a combinação de proteína, água e vitamina C, além de outros nutrientes.
O mesmo raciocínio vale para os praticantes de exercícios. A resposta muscular ao esforço físico requer alimentação equilibrada e adequada.

11 de fev. de 2007

EXISTE DIETA ATÉ PARA QUEM TOMA REMÉDIO

Alguns hábitos alimentares ou alimentos específicos são capazes de interferir na eficácia de determinadas medicações, reduzindo ou potencializando o efeito das mesmas.
Um exemplo são os antiinflamatórios, que devem ser tomados com o estômago “cheio”, visando evitar danos à parede do órgão.
Bebidas alcoólicas, por exemplo, podem potencializar a ação de sedativos, antidepressivos, vasodilatadores e hipoglicêmicos.
A cafeína deve ser evitada pelos indivíduos que ingerem medicações com teofilina, substância geralmente indicada contra asma. Seu excesso aumenta os efeitos colaterais da droga como náusea, cefaléia e “agitação”.
A cafeína também pode agravar a acidez estomacal e provocar irritações no tubo digestório, quando associada a “aspirina” ou outros antiinflamatórios.
Outro erro muito comum é a ingestão de antibióticos com leite. Os metais presentes no alimento entram em ação com o princípio ativo do remédio, prejudicando sua absorção.
Segundo Anthony Wong, do centro de assistência Toxicológica do HC-SP, refrigerantes a base de cola podem causar insônia e até aumentar a pressão de indivíduos que tomam antialérgicos.
Alguns cuidados são fundamentais quando se trata de saúde: evitar a auto-medicação e sempre consultar profissionais da área
.

8 de fev. de 2007

CONTE OS PONTOS PARA EMAGRECER

Apresentada como mais uma alternativa ao processo de emagrecimento, a DIETA DOS PONTOS vem ganhando adeptos nos últimos anos.
No programa, os alimentos recebem pontuações e cada ponto equivale a 3,6 calorias. O cálculo e a distribuição devem ser feitos de acordo com altura, sexo, idade, hábitos e atividade física.
O programa apresenta vantagens como a liberação da maioria dos alimentos, desde que não se ultrapasse o limite dos pontos pré-estabelecidos.
No quesito desvantagem, a liberdade de escolha pode levar a problemas na adequação nutricional, que é diferente de adequação calórica.
A dieta mal equilibrada contribui para dificuldade na perda de peso, gordura localizada, flacidez, alterações de pele, entre outros. Em relação à saúde, os riscos são ainda maiores. A ingestão alimentar inadequada acarreta problemas a curto e longo prazo, comprometendo seriamente o organismo.
O ideal para os seguidores de tal programa, é que o cálculo e principalmente a distribuição das refeições e dos alimentos seja montado por profissional especializado, que irá adequar a dieta considerando condições clínicas, objetivos etc.

6 de fev. de 2007

ESTUDOS APONTAM PARA O GENGIBRE

Utilizado frequentemente como aromatizante, acredita-se que o gengibre forneça resultados positivos na prevenção de vômitos e náuseas.
Embora os estudos não sejam conclusivos, supõe-se que por apresentar palatabilidade forte, influencie satisfatoriamente no processo digestivo provocando os efeitos mencionados acima.
Outros benefícios são atribuídos ao gengibre: melhora da circulação sanguínea, prevenção de coágulos, ação antiinflamatória, antibiótica, antioxidante, estimulante e antidepressiva.
A ação termogênica (comprovada cientificamente), confere ao gengibre papel importante no processo de emagrecimento.
Os estudiosos recomendam a ingestão do gengibre cru, mastigado em pequenos pedaços.

4 de fev. de 2007

GÉRMEN DE TRIGO

O gérmen de trigo é considerado um alimento de alto valor nutricional.
Rico em sais minerais, proteínas, ácido glutâmico, todas as vitaminas do complexo B, vitamina A e ferro, é ainda uma das maiores fontes de vitamina E.
Além do excelente papel que desempenha na manutenção da saúde, seu alto teor de fibras é de grande importância da regularização do trânsito intestinal. Auxilia ainda nas dietas de redução de peso e parece exercer papel benéfico no controle da glicemia.
No momento da compra, deve-se ter atenção com a quantidade a ser adquirida. Após algumas semanas há risco do gérmen de trigo oxidar e formar fungos.
O ideal é a ingestão diária de 02 colheres de sopa, que podem ser acrescentadas em frutas, sucos, refrescos e saladas. Recomenda-se não ingerir com leite ou iogurte, para não prejudicar a biodisponibilidade do cálcio.