17 de jun. de 2007

ABUSE DOS TEMPEROS!!!

Já se foi o tempo em que fazer dieta significava “comer comida sem gosto”. Hoje, com a variedade de temperos existentes, é possível ingerir preparações saudáveis, saborosas e de qualidade.
Algumas dicas são válidas na hora de temperar os pratos. Não se deve exagerar na quantidade e a maioria dos temperos deve ser acrescentada quase ao final do cozimento, evitando assim a perda da cor, sabor e aroma.
Abaixo algumas sugestões:

AÇAFRÃO: de origem mediterrânea, é utilizado para dar cor amarelada a determinados pratos. Combina bem com paellas, molhos, “dobradinha”, carne de carneiro, sopas e risotos.
Alecrim: tem aroma forte, gosto adocicado e acentuado. Enriquece o sabor de sopas, carnes, aves, peixes, patês de fígado, saladas, molhos, ovos, omeletes, ensopados e grelhados.

CHEIRO VERDE: popular mistura de salsa e cebolinha. Utilizado em preparações cozidas, massas, patês, sopas.

COENTRO: parecido com a salsa, tem aroma e sabor fortes, devendo ser acrescentado sempre no final do cozimento. Utilizado para temperar conservas, sopas, peixes, aves e ate recheios de tortas e massas.

COMINHO: de sabor forte, deve ser utilizado com moderação. Faz parte da composição do Curry e é originário do Egito. Utilizado como tempero em carnes assadas em geral, frango, molhos, lingüiças, queijos, pães, pratos orientais e mexicanos.

LOURO: Confere sabor especial ao molho de tomate. É largamente utilizado em molhos, marinados, ensopados, conservas, carnes, feijão, sopas, chás e “vinha-d’alhos”.

MANJERICÃO: de forte aroma e sabor característico, é muito utilizado em molhos, carnes, sopas, peixes, pizzas, na maioria das receitas com tomates, recheios de massas, macarrão, risotos e saladas.

NOZ-MOSCADA: pode ser utilizada em preparações salgadas ou doces. Confere sabor característico quando em recheio de massas, carnes, marinados, assados, legumes, molho branco, purês de batata, doces, bebidas à base de chocolate e certos pães.

ORÉGANO: erva usada como tempero, especialmente em pratos típicos da cozinha italiana.

PÁPRICA: a páprica doce é muito utilizada em ensopados, patês, saladas, carnes, aves, arroz e pratos com ovos.

SÁLVIA: combina com carne de carneiro, porco, queijos, tomates, saladas, molhos e pratos da cozinha italiana.

TOMILHO: é melhor utilizado quando seco. Ótimo para molhos, recheios, sopas, carnes, aves, frutos do mar, patês, legumes e até como aromatizador em conservas.

2 comentários:

Vita disse...

OI

MUITO LEGAL ESSE POST SOBRE TEMPEROS.

SEMPRE ACHEI QUE SE UMA PESSOA SABE USAR BEM OS TEMPEROS, ATÉ O ARROZ COM FEIJAO VIRA UMA COISA IRRESSISTIVELMENTE DELICIOSA.

MINHA MAE, FAZ UMA COMIDA MARAVILHOSA: UNIU O DOM DE FAZER PRATOS MARAVILHOSOS AO PODER DOS TEMPEROS. EITA, NÃO EXISTE UM QUE PROVANDO DA COMIDA QUE ELA FAZ, NÃO PEÇA BIS.

EU, AO CONTRÁRIO, ABUSO DOS TEMPEROS, PRA DAR UMA MELHORADA NO PRATO. SE SOUBESSE FAZER ISSO BEM, TAVA FEITA.

ABRAÇOS E UMA OTIMA SEMANA PRA VC

Madalena Costa disse...

ADOREI!!