9 de mar. de 2007

COMPULSÃO ALIMENTAR NÃO É COISA DE GENTE FRACA

A compulsão alimentar é descrita como a ingestão de enormes quantidades de comida em um curto espaço de tempo, seguida por sentimentos de desconforto físico e de auto-condenação.
Está muitas vezes associada a problemas de stress, depressão, ansiedade e fracasso nas dietas de redução de peso.
Embora não seja regra, estudos encontraram uma grande população de obesos com características de compulsão alimentar, que muitas vezes não recebem tratamento específico e adequado.
A maioria das mulheres obesas que participaram de programas de emagrecimento apresentaram o problema, geralmente associado a oscilações de peso, depressão e distúrbios de auto-imagem.
A avaliação da equipe multidisciplinar é fundamental. A compulsão alimentar é um distúrbio psiquiátrico e deve ser tratada por profissional habilitado. Também é interessante que o paciente inicie um programa de exercícios de acordo com orientação de professor de Ed. Física.
Em relação à dieta, além de atender às recomendações nutricionais, a mesma deve ser adequada ao tratamento em questão.
Sabe-se hoje que determinados alimentos auxiliam na melhora da ansiedade, humor e até da depressão. Além disso, combinações alimentares específicas potencializam a eficácia de medicações, aumentam saciedade e melhoram rendimento no exercício físico.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Dra. Alina!

Adorei seu blog, interessante, cheio de informaçõo...a-d-o-r-e-i... passarei por aki diariamente para ler suas matérias!

Bjos

Pammy Motta disse...

Olá
desculpe por invadir assim
mais caracas é isso mesmo, eu me sinto assim, e pior toda vez que fico ansiosa preciso comer algo que faça barulho, tentei trocar os salgadinhos por uma cenoura mais não rolou muito bem, agora estou fazendo um tratamento novo de Homeopatia para acabar com a minha ansiedade, mais nossa é assim mesmo que me sinto.
O seu blog é muito legal
Bjks

Anônimo disse...

Oi,
Achei seu blog muito interessante. Estou procurando uma nutricionista que atenda em niterói. Gostaria do seu número para que eu possa marcar.
meu e-mail é: luana_oliveira@superig.com.br
Grata,
Luana

Preta disse...

Nossa adorei o blog

principalmente pq estou passando exatamente por isso como compulsivamnete ja devo ter engordado mais de 10 kilos estou em total desespero e naum sei mais o q fazer!!

meu email é ecltur@hotmail.com