2 de set. de 2007

SOBRE A FIBRA DO MARACUJÁ

A farinha da casca do maracujá ganhou destaque entre os estudiosos pela sua possível influência sobre a redução das taxas de glicose sanguínea.
O avanço nos estudos comprovou tais benefícios e ainda mostrou que a mesma é capaz de reduzir significativamente a absorção da gordura dos alimentos, se transformando em uma aliada para as dietas de redução de peso. A farinha ainda colabora com a regulação da função intestinal, controle do colesterol sanguíneo e favorece a sensação de saciedade.
A grande responsável por tais benefícios é uma fibra solúvel chamada pectina, presente em altas quantidades na parte branca da casca da fruta. A pectina quando ingerida é solúvel em líquidos e forma um gel viscoso que retarda o esvaziamento gástrico e reduz a absorção intestinal de carboidratos e também das gorduras, proporcionando os benefícios citados acima.
A farinha da casca do maracujá contém ainda fibras insolúveis, que favorecem o trânsito intestinal.
Vale ressaltar que a pectina é um tipo de fibra também presente em grande quantidade em outros tipos de alimentos e que o ideal é o consumo variado dos mesmos. São eles: frutas (com casca principalmente), vegetais, aveia, cevada, leguminosas, nozes e sementes.
Outra dica importante é em relação às restrições. É conhecido que as fibras contêm fitatos, componentes antinutricionais que quando em excesso prejudicam a biodisponibilidade de nutrientes. Seu consumo deve ser portanto de forma moderada e se possível de acordo com orientação.
-
-
Texto sugerido por Carmem Rogato

2 comentários:

Crhis Souza disse...

Achei muito interessante a matéria! Gostaria de saber como extrair esta farinha? É possível fazer isto em casa?

Anônimo disse...

Olá Crhistiane. Meu nome é Viviane.
Tudo bem?! Acabei de ler seu comen-tário e tenho uma receita para fa-zer a farinha de maracujá,em casa. Ei-la:

1)Lave e mergulhe 6 maracujás, por 20 min., numa mistura de água com bicarbonato de sódio {1 col. de sopa por litro} ou vinagre. Volte a passá-los em água corrente.

2)Corte-os ao meio, retire as pol- pas e reserve-as para suco.

3)Corte as cascas em tirinhas e asse, em forno médio, por 30 min. ou até que fiquem sequinhas. Espe- re esfriar.

4)Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter a farinha.

5)Passe pela peneira e guarde em recipiente de vidro {limpo, seco e com tampa}.

*Ingerir, diariamente, 1 col. de sopa, em sucos, sopas, iogurtes, caldos etc. De preferência 10 min. antes das 3 principais refeições.

Essa receita está no site da revis-ta Boa Forma.

Também vou fazê-la.
Êxito para nós.
Abrçs/Viviane