26 de ago. de 2007

COMENTÁRIOS SOBRE O CHÁ BRANCO

Extraído da planta camellia sinensis, mesma erva de onde se extrai o chá preto e o chá verde, o chá branco vem ganhando destaque pelos possíveis benefícios que trás à saúde.
A colheita é realizada de forma diferente, sendo o chá extraído dos brotos e flores da planta, que ainda não sofreram oxidação. Esses são cozidos no vapor e submetidos à secagem, não passando pelo processo de fermentação. Estudiosos tem atribuído a ele um poder ainda maior que o do chá verde, pela razão do mesmo ser menos processado e concentrar mais suas propriedades.
Fonte de manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2, destaca-se ainda sua alta concentração de polifenóis e outros antioxidantes. Tais substâncias favorecem as defesas do organismo, auxiliando na prevenção de uma série de doenças, entre elas o câncer. Na estética, colaboram com o retardo ao envelhecimento precoce e melhoram a aparência da pele por favorecer sua regeneração.
Acredita-se ainda que o chá branco possa ser um “colaborador” nas dietas de redução de peso, por acelerar o metabolismo e favorecer a queima da gordura corporal.

Vale ressaltar que os estudos ainda não são conclusivos e que o próprio chá verde, embora benéfico à saúde, tem restrições. O mesmo deve ser atribuído ao chá branco, ainda mais se for comprovado que suas propriedades são mais fortes que as do chá verde.
-
Texto sugerido por Carmem Rogato

3 comentários:

Renata disse...

Dra. Alina, obrigada pela pronta resposta!
Leio seu blog há tanto tempo, mas nunca havia comentado.
Tenho uma sugestão de temas para vc: a nutrição infantil. tenho lido vários livros, pois corto um dobrado com minha filha pequena. Ela não come carne vermelha, e apenas há pouco começou a aceitar frango e peixe. Venho dando arroz integral com feijão para ela em todas as refeições, pois me disseram que essa mistura tem proteínas suficiente. Mas há muitas controvérsias e, nós, pais, acabamos meio perdidos.
Aí está minha sugestão.
Obrigada, abraço,
Renata

Renata disse...

Dra. Alina, claro que pode citar! Vou adorar ler sobre minha sugestão. Minha filha hoje come peixe, frango, ovos e leite de vaca. Ela adora queijo também. Soja, só em tofu e chocolate (a gente costuma comer o chocosoy, da Olvebra, é p único doce qu eela come). A carne vermelha é que não estamos dando, é difícil forçá-la até porque eu mesma quase não como.
Obrigada pelas dicas.
Abraços,
Renata

Anônimo disse...

Dra. Adorei a materia sobre o cha branco!
Gostaria de saber se eu posso consumi_lo em capsulas e se na minha condiçao que faço uso de fluoxetina 10mg/dia + buspirona 5mg/noite ja a 2 anos para tratamento da sindrome do panico, posso entao fazer uso do das capasulas de cha branco?