6 de jul. de 2007

PARA QUEM DESEJA PREVENIR A FLACIDEZ

Embora a maioria das pessoas que procuram o tratamento estético tenha o objetivo de perder peso e medidas, é fundamental a preocupação com a flacidez. O resultado final do tratamento deve envolver não apenas a redução, mas a melhora ou aumento do tônus muscular, visando proporcionar um conjunto estético harmonioso.
A flacidez é provocada pela perda de elementos do tecido conjuntivo como fibroblastos, elastina e colágeno. Esta perda faz com que a rede de elementos se torne menos densa, tirando a firmeza entre as células.
As causas podem ser herança genética, falta de exercícios, alimentação inadequada, emagrecimento acelerado e até má postura.
Estrias também apresentam relação com a flacidez. Diferente de outros problemas como celulite e obesidade, as estrias não estão diretamente ligadas à gordura localizada. Elas se manifestam em pessoas de todas as idades e portes físicos.
É comum ocorrer em um mesmo indivíduo a flacidez muscular (resultante da menor tonicidade do músculo) junto à tissular (resultado do rompimento das fibras de colágeno, por exemplo).
Por mais modernos que sejam os procedimentos na área estética, fisiologicamente é impossível a obtenção de resultados eficientes sem a adequação alimentar. O tecido necessita de proteína para responder ao estímulo do aparelho/ou procedimento. Da mesma forma, a reação química para formar colágeno envolve a combinação de proteína, água e vitamina C, além de outros nutrientes.
Alimentos ricos em proteínas de alto valor nutricional devem ser valorizados. A combinação alimentar é imprescindível na prevenção e/ou tratamento da flacidez.
São alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico: carnes, ovos, leite e derivados e a soja.
Recomenda-se a escolha pelas carnes magras, leite desnatado e queijos brancos.

Nenhum comentário: