1 de jul. de 2007

CELULITE: PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO

A celulite (lipodistrofia ginóide) é atualmente considerada uma doença e não uma simples deformação estética.
Manifesta-se no tecido conjuntivo localizado embaixo da pele, devido à soma de várias alterações que são acionadas por fatores como herança genética, sedentarismo, problemas circulatórios, alimentação inadequada, cigarro, álcool e desequilíbrio hormonal. Estes fatores determinam modificações, como a compressão dos vasos locais e a projeção do tecido gorduroso, o que ocasiona as conhecidas ondulações.
As manifestações da celulite são de acordo com o estágio em que a mesma se encontra.
Alguns procedimentos no campo da Medicina Estética têm sido utilizados com resultados muito positivos no combate a celulite. A drenagem linfática, por exemplo, é indicada seja qual for a intensidade do problema. São também utilizados a endermologia (estimula dissolução de nódulos e eliminação de gordura), intradermoterapia, laser e outros.
Pela dieta, inicialmente devem ser corrigidos os hábitos alimentares básicos. Evitar gorduras, frituras, massas e doces, açúcar refinado, sal, produtos industrializados, refrigerantes, alimentos com cafeína (chá preto, mate, café, chocolates) e bebidas alcoólicas.
Recomenda-se aumentar a ingestão hídrica, além do consumo de leite e derivados desnatados, grãos e cereais integrais, frutas, verduras e legumes, além de gorduras de "boa" qualidade, como azeite extra virgem.
O consumo de bioflavonóides, exerce forte impacto na circulação, melhorando inclusive processos inflamatórios. A saponina (soja) e a rutina (cebola) são bons exemplos. É necessário também o aumento de alimentos fontes de vitaminas E, C, B12, B6 e ácido fólico, além de potássio, cálcio e magnésio.
A ingestão de silício, também é positiva, pois o mesmo é um elemento estrutural do tecido conjuntivo, regulador e normalizador do metabolismo e da divisão celular. Suas maiores fontes são os cereais integrais e concentrados de fibras. Destaca-se a aveia em farelo como uma grande fonte do mesmo.
Ainda que se corrija a alimentação, é fundamental a prática de atividade física regular, com orientação de profissionais especializados.

Nenhum comentário: