18 de jul. de 2007

NUTRIENTES E ESTÉTICA

VITAMINA A
De ação antioxidante, retarda envelhecimento, restaura e constrói novos tecidos, auxilia no controle da oleosidade excessiva da pele (acne) e do couro cabeludo, melhora a elasticidade dos fios de cabelos.
A vitamina "A" quando em excesso intoxica o fígado, não devendo ser ingerida através de cápsulas sem indicação e orientação especializada.
Fontes: frutas e vegetais de coloração amarelada, gema de ovo, leite e iogurte desnatados.

VITAMINA C
Com poderosa ação antioxidante, retarda envelhecimento, proteje a pele da ação de raios ultravioletas, tem participação na formação e manutenção das fibras musculares e colágeno. A vitamina "C" tem ainda ação antiinflamatória e colabora no processo de cicatrização.
É encontrada em frutas cítricas, vegetais de coloração verde-escura.

VITAMINA E
Outro poderoso antioxidante, previne o envelhecimento das células, melhora a microcirculação do couro cabeludo e protege a ação da vitamina C.
Fontes: gérmen de trigo, nozes, castanhas, óleos vegetais, abacate, cereais integrais amêndoas, sementes de girassol.

VITAMINA B6
Tem papel de destaque no metabolismo dos aminoácidos (estruturas protéicas, componentes da pele, cabelo e músculos). Participa na manutenção do balanço hidroeletrolítico (sódio e potássio) e ajuda na manutenção do equilíbrio hormonal, prevenindo a retenção de líquidos.
Fontes: Levedo de cerveja, nozes, gérmen de trigo, vegetais folhosos, grãos integrais, soja, ervilha, melão, cenoura.

VITAMINA B12
Essencial para o correto funcionamento de todas as células do organismo, principalmente as do trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso. Tem participação no metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos.
Todos os produtos de origem animal são ricos em vitamina B12.

SELÊNIO
Antioxidante, atua em sinergismo com a vitamina E no combate aos radicais livres e ao envelhecimento celular. Também auxilia na firmeza de tecidos.
Tem com fontes principais: aipo, alho, cebola, atum, brócolis, pepino, repolho, fígado, frango, frutos do mar, gema de ovo, leite, cereais integrais (arroz, trigo, aveia, cevada) e especialmente a castanha-do-pará.

MAGNÉSIO
Vital para a renovação celular, auxilia no crescimento dos cabelos e na vitalidade da pele. Também facilita o processo de digestão, principalmente das gorduras.
Fontes: brócolis, alcachofra, leguminosas (feijão, ervilha, soja).

ZINCO
Útil na ação metabólica de enzimas, exerce função fundamental para crescimento celular, cicatrização, paladar e apetite. É fundamental na síntese proteica, fortalece sistema imunológico, tem ação antiinflamatórioa e aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres.
As principais fontes de zinco são carne bovina, peixes, frango, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes, algas, ostras, leite, iogurte, levedo de cerveja, sementes de abóbora e girassol.

FERRO
É um elemento que compõe a hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio e gás carbônico no sangue. Ajuda no combate a celulite, por favorecer a oxigenação do sangue.
Suas principais fontes são carnes, vísceras, gema de ovo, leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão-de-bico) e vegetais verdes escuros.

ENXOFRE
Protege contra reações inflamatórias da pele, auxiliando no combate a acne. Também é essencial para a formação de queratina (proteína que estrutura a pele e cabelos).
Fontes: ovos, peixes, carnes, repolho, pimentão, cebola, couve-de-bruxelas e raiz forte.

POTÁSSIO
Auxilia na manutenção do equilíbrio de líquidos dentro e fora das células do organismo, merecendo destaque na hidratação. É importante para praticantes de exercícios e clientes que realizam procedimentos para flacidez, por atuar na contração muscular.
As fontes desse mineral são o abacate, banana, frutas cítricas e secas, grãos integrais, semente de girassol e quase todos os vegetais.

FÓSFORO E CÁLCIO
A associação dos dois minerais equilibra o Ph e mantém a estrutura das membranas celulares. Contribui para cabelos fortes e pele limpa.
O equilíbrio entre os dois é fundamental, pois o excesso de fósforo prejudica o metabolismo do cálcio. O ferro também prejudica a biodisponibilidade do cálcio.
Fontes de cálcio: laticínios, vegetais verdes escuros (também ricos em ferro), gergelim.
Fontes de fósforo: todos os tipos de carnes, ovos, laticínios, leguminosas (feijões, ervilhas, lentilhas, soja), grãos integrais e nozes.

IODO
Faz parte da estrutura química dos hormônios tireoidianos, que aceleram as reações celulares em praticamente todos os órgãos e tecidos. A ingestão adequada colabora na redução de peso e gordura localizada.
Suas principais fontes são os peixes marinhos (todos) e frutos do mar, além do sal que é iodado.

ÔMEGA 3
Melhora a circulação, auxilia no combate às reações inflamatórias e protege os vasos sanguíneos.
Fontes: salmão, bacalhau, sardinha, atum, semente de linhaça.

POLIFENÓIS
Protegem os vasos sanguíneos e auxiliam no combate a celulite.
Fontes: semente e suco de uva, ameixa.

Nenhum comentário: