26 de jul. de 2007

PARA ADOÇAR

AÇÚCAR REFINADO (SACAROSE): Apresenta alto valor calórico e é pobre em nutrientes. Estudos indicam que o açúcar refinado é descalcificante, desmineralizante, facilita a formação de cáries dentárias, aumento de peso, entre outros. É produzido comercialmente a partir da cana de açúcar ou da beterraba.

AÇÚCAR MASCAVO: é o açúcar da cana, que não passa pelo refino e processo de industrialização. Embora apresente nutrientes como o ferro e vitaminas, é rico em sacarose. Não é indicado para diabéticos e pessoas que realizam dietas de redução de peso.

CICLAMATO DE SÓDIO: adoçante artificial que adoça 35 vezes mais que o açúcar refinado. Não tem influência na taxa de glicose sanguínea e é isento de calorias. Geralmente está associado à sacarina nos adoçantes. Pode ser utilizado por diabéticos e pelos indivíduos que realizam dietas de emagrecimento.

SACARINA: Não apresenta calorias e não é metabolizada pelo organismo. Adoça 350 vezes mais que a sacarose.

ASPARTAME: é 200 vezes mais doce que a sacarose. Apresenta valor calórico insignificante. Em altas temperaturas, perde a capacidade de adoçar. É contra indicado para portadores de fenilcetonúria.

SUCRALOSE: não apresenta valor calórico e não é metabolizado pelo organismo. Adoça cerca de 600 vezes mais que a sacarose.

STÉVIA: adoçante natural extraído da Stevia rebaudiana. Não apresenta valor calórico e não provoca cáries. Pode ser utilizado por crianças, adultos, idosos e gestantes, sempre de acordo com orientação especializada. Geralmente vem misturado com outros adoçantes, como por exemplo, a sacarina.

FRUTOSE: extraído das frutas doces e do mel de abelhas. Apresenta poucas calorias e não provoca cáries. Embora seja metabolizado no fígado e não necessite da insulina, diabéticos só devem utilizar a frutose sob orientação de nutricionista ou médico.

MEL: adoça duas vezes mais que o açúcar. Rico em glicose e frutose, é contra-indicado aos diabéticos.

SORBITOL, MANITOL E XYLITOL: muito usados pela indústria na elaboração de produtos dietéticos, principalmente gomas de mascar. São absorvidos lentamente, pouco influenciando nos níveis glicêmicos.

ACESULFAME – K: 200 vezes mais doce que o açúcar, não deixa sabor amargo ou metálico na boca e não apresenta valor calórico.

MALTODEXTRINA: proveniente do amido de milho. É muito utilizada por praticantes de exercícios físicos, por ser metabolizada de forma lenta e constante.
-
-
GESTANTES, CRIANÇAS, IDOSOS, INDIVÍDUOS DIABÉTICOS, PESSOAS COM PATOLOGIAS E/OU QUE REALIZAM DIETAS DE REDUÇÃO DE PESO DEVEM UTILIZAR OS PRODUTOS CITADOS ACIMA SOB ORIENTAÇÃO ESPECIALIZADA.

2 comentários:

Anônimo disse...

ALINA,
Minha cliente adorou as dicas.
ela esta comendo melhor e até já reduziu medidas, por conta apenas das suas sugestões. bjs mad

Anônimo disse...

Olá Alina td bem, parabens pelo blog as dicas são otimas mesmo!!
Não sei se vc lembra de mim , Priscila trabalhei 1 mes com a MAdalena.
Amei seu blog!
Beijos
Pri