5 de jun. de 2007

INVERNO COMBINA COM SOPA!

Ingerir sopa no inverno é um hábito comum e agradável, que deve ser valorizado. Dependendo dos ingredientes e forma de preparo, um prato de sopa pode ser uma excelente alternativa para quem deseja “manter a forma” com saúde.
Os benefícios são variados. Dependendo da composição, um prato de sopa geralmente apresenta fácil digestão e fornece saciedade, sendo importante na regulação do apetite. Auxilia ainda na hidratação e melhora do funcionamento orgânico. Se bem montada, é rica em vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e água. Pode ainda desempenhar papel energético ou calmante, dependendo dos ingredientes.
As sopas “enriquecidas” são excelentes para pacientes acamados e/ou debilitados, crianças e até para praticantes de exercícios físicos e pessoas que realizam procedimentos estéticos.
Para os que desejam reduzir peso, a atenção com os ingredientes é indispensável. Deve-se evitar macarrão, arroz, batatas, inhame etc. Para quem gosta das chamadas “sopas creme”, uma boa sugestão é utilizar leite desnatado e creme de leite light em doses moderadas. Outra boa dica é acrescentar fibra na preparação, com o objetivo de aumentar a sensação de saciedade e facilitar a adesão à dieta. Geralmente recomenda-se o acréscimo de farelo de aveia, gérmen de trigo, farelo de trigo etc.
-
CURIOSIDADE:

O hábito de tomar canja quando se está gripado não é “ficção de gente idosa”. A carne da galinha, quando cozida, libera cisteína. Esta é semelhante a acetilcisteína, usada na formulação de medicamentos para descongestionar os pulmões.

Nenhum comentário: