10 de jun. de 2007

BENEFÍCIOS DO VINHO NA SAÚDE

Estudiosos observaram que os franceses, embora consumissem alta quantidade de gordura saturada e praticassem pouca atividade física, apresentavam índices de colesterol sanguíneo relativamente baixos. Os efeitos do vinho na saúde humana começaram a ser pesquisados a partir da década de 90.
O vinho tinto possui doses generosas de substâncias benéficas à saúde. As mais estudadas são os polifenóis, em especial o resveratrol, poderoso antioxidante e antiinflamatório. Sabe-se hoje que a mesma reduz a ação de radicais livres, protegendo o organismo contra doenças como câncer, catarata, aterosclerose e envelhecimento.
Pesquisas recentes também demonstram seu forte poder protetor contra doenças cardíacas por influenciar na redução do LDL (“mau colesterol”) e aumento do HDL (“bom colesterol”).
São também atribuídos ao vinho efeitos benéficos para o cérebro, aparelhos digestivo, respiratório, urinário e muscular. Parece ter ainda excelente ação anticoagulante, auxiliando na prevenção de trombos.
Na estética, o vinho também apresenta benefícios que vão além do retardo no envelhecimento. Seus componentes favorecem a resistência das fibras de colágeno, melhorando a elasticidade da pele e dos vasos sanguíneos.
O consumo de pequenas doses da bebida, embora satisfatório, deve ser utilizado rigorosamente de acordo com orientação de nutricionista ou médico.
Vale lembrar, que a ingestão de álcool traz sérias consequências à saúde e que para determinados indivíduos a ingestão de bebida alcoólica, mesmo em pequenas quantidades, é totalmente contra-indicada.
-
-
Obs: Cristina, obrigada pela correção!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi! Adorei o post, mas na última frase o verbo "trazer" está escrito incorretamente: ... que a ingestão de álcool "trás"...
E se escreve "traz".
Vai ficar melhor assim, né? :)
Bjs!!!
Cris