29 de mai. de 2007

INFORMAÇÕES SOBRE A BERINJELA

Segundo historiadores, o cultivo da berinjela iniciou-se na Índia e a mesma era utilizada como planta ornamental.
Muito consumida nos últimos tempos, a berinjela têm sido alvo dos pesquisadores. Acredita-se que a mesma seja benéfica no combate a hipertensão arterial, envelhecimento celular, redução do colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares. Existem relatos também do uso da mesma como remédio para estômago, baço, fígado, gota e diabetes.
Na realidade, embora saudável, os benefícios atribuídos à berinjela ainda necessitam de maiores comprovações científicas. Principalmente quando se trata da possível influência na redução do colesterol sanguíneo, os estudos têm sido favoráveis, mas ainda não conclusivos.
Independente dos possíveis “poderes”, seu consumo deve ser incentivado. Rica em fibras e com boa quantidade de vitaminas C e do complexo B, a berinjela apresenta ainda cálcio, sódio, potássio e niacina, além de baixíssimo valor calórico.
Para retirar o gosto amargo, deve-se cortá-la ao meio e esfregar sal nos dois lados. Combina muito bem com pimentão, tomate, cebola e azeitonas. É um ótimo acompanhamento para carnes. Pode ainda ser utilizada no preparo de pratos como tortas, suflês, lasanha e recheada.

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu amo berinjela!! Independente das atribuições terapeuticas!!

Amo ela como lasanha, no lugar da massa...

Grande abraço e sucesso!!

Vita disse...

OI !!!

GOSTEI DAS INFORMAÇÕES SOBRE A BERINJELA... ACHOQ UE TÓ PRECISANDO DE UMA RECEITINHA DA LILLI MARLENE PRA APRENDER A GOSTAR DA BERI...

FICAREI FORA UNS DIAS... MAS NO INICIO DO MES QUE VEM VENHO AQUI POSTAR OS MEUS RECADOS...

BEIJUSSS...

E ATÉ LOGO...

gleicinha disse...

Olá,meu nome é Gleici keller,estou gravidinha de 2 meses,muito felixxx,rs(risos),e já conhecia o poder e a importancia da beringela,em nossa alimentação.Portanto,gosto muito de tomar sucos naturais,e mesmo nao sendo sucos de frutas,se me falam que é bom tomar suco de jiló,tá eu lá tomando,rs,mas gostaria de saber se posso estar tomando o suco da beringela,estando eu gestante,visto que ela tem um poder emagrecedor,prejudicaria na formação do feto?Por favor,se voces puder me responder,ficaria grata desde já.Sem mais,gleici keller garcia.email:
gleicikellergarcia@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá sou Vânia!
Descobri que estou com gordura no fígado e pressão alta,
Que dieta você me indicaria para mudar esse quadro?
Saudações.