25 de mai. de 2007

MEL

O mel é uma substância açucarada, elaborada pelas abelhas a partir do néctar das flores e depositado nos favos da colméia.
O alimento contém em proporções equilibradas a água, açúcares, vitaminas, minerais, aminoácidos, substâncias aromáticas e bactericidas.
Estudos demonstram que o mel tem propriedade energética, anti-séptica, vasodilatadora, diurética, digestiva, tonificante, antiespasmódica, sedativa e vermífuga. Parece ser também um bom “colaborador” no tratamento de alterações pulmonares, de garganta e até do coração. Na área estética, tonifica e rejuvenesce a pele e a musculatura.
O alimento contém triptofano, precursor da serotonina, que influencia no humor e relaxamento.
Embora saudável, existem restrições ao consumo do mesmo. Pessoas que realizam dietas para redução de peso devem evitá-lo, assim como os indivíduos diabéticos e os que apresentam altas taxas de triglicerídeos.
Para crianças com menos de um ano de idade ele é totalmente CONTRA-INDICADO, pois pode conter a bactéria causadora do botulismo, doença que pode ser fatal, especialmente nesta faixa etária.
A composição do mel e sua coloração dependem do tipo de flor que ele provém e também da região em que é cultivado. A classificação depende da florada.

# PARA ANOTAR #

- O mel quando aquecido ou utilizado em substâncias quentes libera radicais livres.
-
- Mel Silvestre é ótimo tônico fortificante e melhora aparência da pele
-
- Para favorecer função intestinal, o ideal é o Mel de Laranjeira. O mesmo também é eficaz contra insônia por ser um “tranquilizante natural”.
-
- Para gripes, resfriados ou problemas pulmonares, Mel de Eucalipto. Também combate os efeitos da poluição.
-

Um comentário:

Vita disse...

AEA... TUDO BLZ

ADOREI SABER DAS MARAVILHAS DO MEL. OH COISIM GOSTOSINHA... EITA TREM BAO TB AJUDA NO HUMOR E NO RELAXAMENTO...

VALEU POR MAIS ESSA DICA