18 de mai. de 2007

TEMPERO? É ALHO!!!

Utilizado em diversas preparações, o alho (Allium sativum) também é conhecido pelas suas propriedades terapêuticas, principalmente em relação à sua influência positiva na redução dos níveis de colesterol e pressão sanguínea.
Alguns estudos revelam ainda sua propriedade antiinflamatória, vermífuga, anti-séptica, diurética, hipotensora e anti-térmica.
O alho apresenta componentes de grande importância para a saúde. Contém Germânio, micromineral nobre e raro nos alimentos, que atua como condutor de oxigênio para os tecidos. Estudos têm comprovado seu poder rejuvenescedor, anticancerígeno e estimulante da imunidade.
Outro mineral encontrado é o Selênio, poderoso antioxidante, que entre outros benefícios previne câncer, doenças degenerativas e retarda envelhecimento.
Os ácidos graxos presentes são os responsáveis pelo seu poder de reduzir as taxas de colesterol e pressão sanguínea, além de melhorar a circulação.
O alho contém também a alicina, responsável pelo aroma forte e pela maioria das suas propriedades farmacológicas. A mesma apresenta forte poder bactericida, antifúngico e combate com sucesso infecções virais.
Embora apresente inúmeros benefícios para a saúde, o consumo de alho ou cápsulas do mesmo deve ser utilizado de acordo com recomendação do nutricionista ou médico.
Em altas doses, ao contrário do que se divulga, o mesmo pode provocar diminuição das células vermelhas do sangue, cefaléia, dores estomacais, vômito, diarréia e cólica intestinal.
A alicina quando em excesso, é eliminada também através do suor e pode irritar a epiderme, principlamente dos indivíduos que apresentam acne ou outros problemas de pele.
Para mulheres que amamentam, é importante evitar o uso excessivo, pois o leite materno absorve os princípios ativos do alho e pode gerar colinas no bebê.

DICAS

- Já existem no mercado cápsulas de óleo de alho, que são dissolvidas no intestino, evitando o odor e gosto amargo na boca.

- Para os que preferem descascar e triturar o alho de forma manual é sugerido passar rodelas de limão nas mãos para retirar o cheiro.

Um comentário:

Vita disse...

Alina

Gostei muito desse post sobre o alho é interessantíssimo. Sobre a gordura trans já havia lido algo, tanto que evito ao maximo produtos com essa gordura. Antigamente, comprava tudo e não observava isso, hoje leio todas as "bulas" e mesmo lendo as vezes me pregam "algumas peças"

Mas, agradeço a oportunidade de ler seu post sobre as trans que veio acrescentar o que já sabia.

Vai ver que agora tenho um blog: minha proxima parada. O antigo - diario alimentar da gigi -, acabei largando de mao, pois esqueci a senha. No novo vou falar de um pouco de cada coisa.

Até o proximo coments.

Lelis