4 de abr. de 2007

NESTA ÉPOCA DE CHOCOLATE...

Do grego “Theobroma”, a palavra chocolate significa “alimento dos deuses”.
Composto basicamente pelo cacau, gordura e açúcar, contém vitaminas A, B, C, D e E, além de potássio, sódio, ferro e fósforo.
Entre seus benéficos, destaca-se o poder energético, antioxidante e estimulante. Pode auxiliar no combate a depressão e ansiedade por aumentar a produção da serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.
Cientistas têm comprovado que o chocolate amargo apresenta mais benefícios. Feito do cacau puro e sem a adição das gorduras do leite, contém alto teor de flavonóides, antioxidantes que auxiliam na prevenção do câncer e reduzem os riscos das doenças cardiovasculares. Atuam ainda retardando o envelhecimento e colaborando na redução dos níveis de LDL (“mau” colesterol).
Embora apresente os benefícios descritos acima, a ingestão descontrolada do chocolate contribui para o ganho de peso devido ao seu alto valor calórico (cerca de 550 kcal/100g).
No momento da compra é preciso atenção redobrada. Para reduzir custo, muitos fabricantes adicionam mais gordura hidrogenada. Os chocolates dietéticos geralmente são também mais calóricos e devem ser consumidos com moderação.
Uma boa sugestão é evitar chocolates com recheios, castanhas e flocos de arroz. Deve-se dar preferência pelo chocolate meio amargo e o recomendado é o consumo máximo de cerca de 50 g ao dia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei o post...

gosto demais de chocolate...

E com a dica que vc deu vou tentar comer mais o chocolate amargo.

Não é a mesma coisa do outro, mas... se é pelo bem geral da nação. DIGO QUE COMO chocolate amargo.

beijuuuuuu

Gigi