7 de abr. de 2007

DIET X LIGHT

De acordo com a legislação em vigor, os termos “DIET” e “LIGHT” são utilizados na designação de alimentos para fins especiais.
É comum uma grande confusão envolvendo tais produtos. Muitos acreditam que ambos são mais saudáveis, têm poucas calorias e que podem ser consumidos à vontade por qualquer pessoa.

DIET
Os produtos dietéticos por definição são isentos de algum componente, como por exemplo, açúcar, sal ou gordura. Não é regra apresentarem menor valor calórico, mas coincidência. Muitas vezes, apresentam inclusive mais calorias que o comum.

LIGHT
O termo “Light” designa produtos com redução de no mínimo 25% de algum nutriente (geralmente açúcar, gordura ou sódio) ou de calorias, quando comparado ao convencional.

# É preciso atenção com alguns detalhes no momento da compra.
Para que ocorra a redução de calorias é necessário que haja a diminuição no teor de algum nutriente energético (carboidrato, gordura e/ou proteína).
Por exemplo, a redução de um nutriente não energético como o sódio (sal light), não interfere na quantidade de calorias do alimento.

# Um alimento pode ser ao mesmo tempo “diet” e “light”.
Alguns iogurtes existentes no mercado são restritos em gordura e isentos de açúcar.

# O fato de ser “light”, não significa necessariamente que seu consumo possa ser livre.
Maionese light, por exemplo, apresenta menos calorias que a comum, mas mesmo assim é extremamente calórica e deve ser utilizada com muita cautela pelos que fazem dietas de redução de peso e também pelos que apresentam problemas com as taxas de colesterol.

Nenhum comentário: