1 de abr. de 2007

CUIDADO COM O QUE ANDAM DIZENDO POR AÍ...

A cada momento surgem novas propostas de redução de peso imediato, de autores desconhecidos, que se espalham com muita facilidade. Dietas como a da lua, da fruta, da sopa, kits para redução de peso em 01 semana, chás emagrecedores entre outros, não apresentam embasamento científico e tecnicamente são impossíveis de cumprir o prometido. Além disso, não recebem aprovação dos profissionais sérios que trabalham com o problema.

“Quem quer emagrecer tem que passar fome!”
Dificilmente se consegue atender as necessidades nutricionais do organismo com as dietas muito restritas. Além dos riscos à saúde, a perda de peso fica ainda mais difícil.

“Beba água para tapear o estômago.”
Inibir a sensação de fome não resolve o problema. A mesma é um aviso do organismo de que está faltando nutriente. Não se deve inibir a fome, mas comer de forma adequada.

“Água morna com limão acelera queima de gordura”
Entre outras vantagens, o limão tem alto teor de vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, auxilia na cicatrização etc. Não tem qualquer influência na redução de peso.

“Diet é liberado!”
O alimento Diet é isento de algum componente, na maioria das vezes o açúcar. No entanto, é coincidência e não regra o fato de ter menor valor calórico.

“Não se deve comer carboidrato após as 18:00 h, pois vira gordura.”
Não existe horário para engordar. Uma dieta pobre em carboidratos, principal fonte de energia do corpo humano, pode levar a problemas como pouca resistência física, mau humor e até depressão. Outro dado importante é que a falta do nutriente estimula apetite e compulsão alimentar.
A questão é saber como combinar adequadamente a dieta e o tipo de carboidrato que deve ser consumido. À noite, recomenda-se evitar carboidratos refinados e açúcar simples.

Nenhum comentário: