13 de abr. de 2007

CÁLCIO

Essencial na formação e manutenção de ossos e dentes, o cálcio é o mineral de maior presença no corpo humano.
Estudos têm demonstrado que os benefícios do mesmo vão além da estrutura óssea. Pesquisadores observaram que dietas adequadas em cálcio ajudaram a reduzir a pressão sanguínea, reduzir as taxas de LDL (“mau” colesterol) e até a aliviar sintomas da TPM.
Além disso, associado com potássio e magnésio, o mineral atua na contração, relaxamento muscular e ainda na transmissão de impulsos nervosos.
Embora vegetais como couve e brócolis contenham cálcio, o mesmo não é tão bem absorvido pelo organismo, pois “compete” com o ferro presente nos mesmos. Em outras palavras, é quase impossível se atingir a necessidade diária do mineral sem a ingestão do leite e derivados, suas principais fontes.
Nos queijos, a biodisponibilidade do cálcio é favorecida pela presença do fósforo e de peptídeos identificados como “transportadores”.
A ausência ou deficiência de vitamina D inibe a retenção de cálcio pelo organismo. O sol em horários recomendados também é fundamental para a fixação do mineral nos ossos.
Outro erro comum é a substituição do leite de vaca por produtos enriquecidos com cálcio. Tais produtos muitas vezes não possuem a vitamina D, ficando a absorção do mineral prejudicada.
Muito populares, os suplementos à base de cálcio tem sido utilizados com freqüência, principalmente por idosos e mulheres em fase de menopausa. Vale lembrar que o consumo excessivo do mineral pode levar à hipercalcemia, caracterizada pela excessiva calcificação dos ossos e tecidos moles. Outro problema é que o excesso do mesmo pode favorecer a formação de cálculos renais.

Nenhum comentário: