18 de abr. de 2007

INTESTINO MERECE ATENÇÃO ESPECIAL

Uma das queixas mais comuns nos consultórios é o mau funcionamento intestinal.
Não existe uma regra para a freqüência de evacuações. O indivíduo evacua em média 1 vez ao dia, eliminando fezes de consistência normal e podendo, ainda dentro da normalidade, evacuar 2 vezes ao dia ou 3 vezes por semana. No entanto, existem pessoas que mesmo com número regular de evacuações, relatam dificuldade na eliminação, fezes endurecidas e sensação de evacuação incompleta.
As causas do problema são variadas e podem envolver fatores como doenças metabólicas, endócrinas e neurológicas, condições psicológicas, anormalidades estruturais, ingestão alimentar inadequada e estilo de vida. Algumas medicações também podem desencadear o problema.
O médico sempre deve ser consultado para o correto diagnóstico e orientação de tratamento.
A alimentação é fundamental para a regulação da função intestinal. Uma vez diagnosticado o problema, recomenda-se maior ingestão de líquidos e fibras (inclusive através de suplementos) e a suspensão de determinados alimentos.
O uso de medicações sem orientação médica é totalmente contra-indicado, podendo prejudicar seriamente o organismo. Outro erro comum é o uso de óleo mineral, que não é aconselhável por prejudicar a absorção de nutrientes, entre outros efeitos negativos.

ORIENTAÇÕES GERAIS
- ingerir em média de 2 a 3 litros de líquidos ao dia (água, sucos, refrescos etc)
- procurar realizar as refeições em horários regulares
- mastigar bem os alimentos
- evitar bebidas alcoólicas, café, chá preto, mate
- praticar exercícios físicos regularmente e com orientação

ALIMENTOS QUE PRODUZEM FLATULÊNCIA
(devem ser consumidos com moderação)
Agrião, cebola, brócolis, couve-flor, repolho, batata doce, ervilha, pepino, feijão, lentilha, abacate, goiaba, jaca, maçã crua, melão, melancia, passas, nozes, açúcar em geral, conservas, chocolate, queijos amarelos, refrigerantes e água com gás.

ALIMENTOS QUE FAVORECEM FUNÇÃO INTESTINAL
(devem ser valorizados)
Abacate, abacaxi com bagaço, ameixa, mamão, uva, morango, manga, laranja, tangerina, vegetais folhosos em geral, palmito, cenoura crua, iogurte, leite fermentado, pães e cereais integrais, aveia, semente de linhaça, farelo de trigo.
-
-
-
- envie um email para alinaribeiro@ig.com.br e receba gratuitamente receitas que ajudam a regularizar a função intestinal -

Nenhum comentário: