3 de mar. de 2007

SOJA: MUITO ALÉM DA MENOPAUSA

A soja, alimento do grupo das leguminosas, considerada alimento funcional, apresenta uma série de benefícios à saúde e seu consumo deve ser incentivado.
Em média, a soja possui 160 Kcal por cada 100g. Apresenta ainda boa dosagem de cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, magnésio e cobre, dentre outros compostos.
Embora a sua “fama” venha dos inúmeros benefícios que confere às mulheres na fase da menopausa, os nutrientes da soja merecem destaque também na prevenção de doenças crônico-degenerativas, cardiovasculares, certos tipos de câncer, osteoporose, redução dos níveis de colesterol e LDL.
Estudos sugerem que o consumo de soja pode ter papel importante no controle da pressão arterial e talvez tenha efeito termogênico, colaborando nos tratamentos de redução de peso.
Também é muito bem vinda quando utilizada pelos que praticam atividade física regular e pelas pessoas que realizam procedimentos estéticos.
Em condições de saúde normais, não existe contra-indicação ao consumo da soja e seus derivados.
A soja não deve ficar de molho em água fria, evitando assim a formação de compostos que dão aos grãos sabor desagradável. O ideal é a realização de um “choque térmico”. Deve-se, antes do preparo, acrescentar os grãos de soja em água fervente e cozinhar por cinco minutos. Em seguida, os mesmos devem ser lavados em água fria.

Nenhum comentário: