19 de mar. de 2007

DIETA DO MEDITERRÂNEO: UMA APOSTA NA SAÚDE

A dieta Mediterrânea é uma combinação alimentar característica de alguns países da região do mar Mediterrâneo.
Preconiza-se a ingestão de alimentos menos industrializados, pouca carne vermelha e o consumo de vegetais, legumes, tomate, alho, frutas, óleo de oliva e canola, cereais pouco moídos, nozes e sementes, queijo branco, iogurte e também vinho. O consumo de peixes como salmão, sardinha, atum, arenque e cavala é incentivado. Recomenda-se ainda o menor consumo de sal e maior de temperos naturais.
O padrão alimentar dessa região ganhou destaque através de observações sobre a baixa incidência de doenças cardiovasculares, mesmo com a alta ingestão de gorduras
. A partir daí, cresceu o interesse pelo efeito dos diferentes tipos de gordura na saúde humana.
A combinação alimentar da região também propicia maior longevidade e menor risco de desenvolvimento de vários tipos de câncer e doenças crônico-degenerativas.
Para os que desejam redução de peso, o padrão alimentar descrito acima é favorável, por fornecer excelente valor nutricional, independente do valor calórico.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ainda bem que o ser humano está tomando consciência de que nem tudo da modernidade e da indústria é benéfico pra saúde... Gostei das informações e vou me interirar mais para incrementar a minha RA.
Bjos