22 de jan. de 2008

PALMITO

O Palmito é um alimento extraído do broto de palmáceas. Pode ser consumido frio acompanhando saladas ou cozido nas mais diversas preparações.
Apresenta valor calórico baixo e é rico em fibras, sendo interessante para os que realizam dietas de redução de peso. Entre outros benéficos, o palmito apresenta boa quantidade de determinados sais minerais, como ferro e fósforo, além de ser de fácil digestão.
No momento da compra, é interessante estar atento a alguns detalhes:
- A lata não deve estar amassada ou defeituosa
- O produto não deve apresentar coloração escura ou rosada no corte
- A “água” de conserva não deve ser esbranquiçada
- A extração do palmito implica na morte da palmeira, colocando em risco a espécie da qual é obtido. Deve-se procurar a aquisição de produtos que tenham na embalagem origem do cultivo, registro no MS e IBAMA.

Um comentário:

Mauricio Merzvinskas disse...

a maioria do palmito juçara encontrado nos supermercados, restaurantes vêm de corte ilegal. Esse corte ilegal é feito geralmente dentro das Unidades de Conservação (Parques Estaduais, Nacionais, Estações Ecológicas). Os palmitos são cortados dentro da mata e cozidos na hora sob péssimas condições de higiene.
várias espécies de aves e mamíferos dependem dos frutos do palmito para sobreviver. Sabemos que arapongas, sabiás-unas, tucanos, jacutingas, catetos, queixadas, veados, esquilos, cutias, antas, e outros animais da floresta consomem os frutos e dispersam as sementes do juçara pela mata. Sem a juçara várias espécies de animais podem desaparecer. Em alguns locais onde o palmito foi dizimado já podemos notar a ausência da fauna.
palmito não possui nenhuma vitamina, ou qualquer outra fonte alimentar imprescindível ao homem.
atualmente existe uma guerra entre os palmiteiros e os guardas-parques em todo o Brasil. Os palmiteiros estão fortemente armados e mobilizados para extrair todo palmito possível da Floresta Atlântica. Alguns guardas já foram mortos. O corte do palmito está se tornando tão organizado quanto o tráfico de drogas. Sabemos hoje que os palmiteiros possuem rádios, armas e transporte mais eficientes que os guardas. Além de cortar os palmitos, muitos animais são abatidos pelos palmiteiros.