3 de out. de 2007

LÍQUIDOS NAS REFEIÇÕES: SIM OU NÃO?

A ingestão de líquidos junto às refeições ainda é tema de discussões entre os profissionais de saúde.
Para algumas pessoas a ingestão de bebidas nas refeições é contra-indicada. Pacientes com refluxo, gastrite, hérnia de hiato entre outros, podem ter a digestão bastante prejudicada quando associam comida com líquidos.
Já em outras situações, ingerir um copo de suco de fruta ou refresco junto ao almoço ou jantar pode ser de grande benefício. Um exemplo são os pacientes que passaram por radioterapia e geralmente apresentam redução de saliva e grande dificuldade de deglutição. Em patologias como a anemia ferropriva, a ingestão de sucos ricos em vitamina C colaboram muito com a melhor absorção do ferro, ajudando no controle da doença.
Atenção especial deve ser dada na mastigação. Bebendo líquidos junto às refeições, os alimentos mal mastigados são engolidos com mais facilidade, o que também pode prejudicar o processo digestório.
Outro detalhe importante é em relação ao volume abdominal. Não se ganha “barriga” por ingerir líquidos. O que ocorre é que a digestão mais fácil favorece o aumento da ingestão alimentar e conseqüente ganho de peso. Os alimentos ficando mais tempo no trato digestório também acabam sendo fermentados pela flora intestinal, gerando a sensação de “barriga estufada”.
Atualmente recomenda-se que não sejam ingeridas bebidas com gás e que a quantidade não exceda 150 ml, equivalente a 01 copo pequeno. Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, além dos refrigerantes, que apresentam fatores antinutricionais, interferindo na absorção dos componentes da dieta. Bebidas com cafeína também prejudicam a absorção de nutrientes como o cálcio.

Um comentário:

Aprendendo com você disse...

Bom dia,

meu nome é Luana, estou com 25 anos, 1,66 de altura e 69 kg, quero emagrecer pelo menos 5 kg e por isso estou a procura de uma nutricionista que possa me orientar em relação a uma dieta correta. Com tenho gastrite crônica e por isso a minha alimentação tem que ser regrada de muitas coisas, preciso de um auxilio. Onde encontro contatos de nutricionistas, pois meu plano de saúde não cobre.?
Aguardo contato

Luana Barros - 81091556