3 de mai. de 2007

BANANA E SEUS BENEFÍCIOS

De sabor bem característico, a banana é frequente na mesa do brasileiro sob as mais diversas formas de preparação.
Rica em potássio, costuma ser muito utilizada pelos praticantes de exercícios físicos, que a consideram como “anabolizante natural” com poder de aliviar câimbras. Auxilia também na contração muscular, inclusive do músculo cardíaco.
A fruta é recomendada para os indivíduos que fazem uso regular de medicações diuréticas, com o objetivo de repor o potássio perdido na urina.
A banana apresenta ainda alta concentração de fibras, o que confere a ela capacidade de auxiliar no funcionamento intestinal e reduzir colesterol.
Seu alto teor de magnésio colabora na redução dos riscos de infarto e retarda a progressão de arteriosclerose.
Apresenta ainda razoável concentração de vitaminas do complexo B, em especial a vitamina B6, que ativa a produção de serotonia (responsável pela sensação de “bem estar”), colabora na redução de sintomas de TMP, favorece eliminação de líquidos e colabora no combate a insônia.
A polpa da fruta é ainda rica em ferro (auxilia no combate a anemia) e vitamina C (aumenta as defesas do organismo e estimula a produção de colágeno).
Uma banana média contém cerca de 100 calorias e deve ser consumida com freqüência, devido aos inúmeros benefícios que confere à saúde.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu estou grávida de 36 semanas e desde o início consumi muita banana, nunca tive sequer uma cãimbra e olhem que tenho predisposição genética, pois a minha família paterna, dificilmente quem não tem, eu mesma já tive muitas, mas incluí muitas e muitas bananas, vejo que fiz bem!