24 de abr. de 2007

AÇÚCAR REFINADO: O GRANDE VILÃO DA SAÚDE

Em várias fases da evolução humana, comer alimentos doces foi vital para a sobrevivência.
O ser humano é programado para reconhecer de forma satisfatória o sabor adocicado. A explicação pode estar nos primórdios da humanidade, onde o homem enfrentava escassez calórica e a glicose era a principal fonte de energia do corpo humano. O sabor agradável, também favorecia a identificação de alimentos saudáveis dos venenosos e/ou estragados.
A diferença em relação ao mundo moderno é a quantidade e principalmente qualidade do açúcar ingerido.
O açúcar refinado (sacarose), isento de valor nutricional e rico em calorias, têm sido apontado como o maior responsável por cáries dentárias, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce e até dores de cabeça, alergias e infertilidade nas mulheres.
A ausência de nutrientes faz com que ele seja digerido quase que instantaneamente, o que provoca uma rápida elevação nos níveis de glicose sanguínea e consequente liberação do hormônio insulina, que retira o mesmo do sangue e “joga-o” para dentro da célula.
Tal processo favorece o acúmulo de gordura corporal e a queda rápida da glicose no sangue leva a hipoglicemia com sintomas como sonolência, tensão nervosa, irritabilidade e estímulo a compulsão alimentar.
A ingestão de carboidratos é fundamental a saúde humana.
O ideal é o consumo dos chamados “carboidratos de boa qualidade”, como frutas, verduras, legumes, pães e cereais integrais.
A utilização do adoçante também é vantajosa.
Deve-se ainda ter atenção especial ao rótulo dos produtos. Muitos alimentos considerados “inocentes” contêm açúcar ou sacarose em sua composição.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aiaia.... nem me fale!!

Eu, diabetinha da silva, não posso nem chegar perto dele!!

Grande bj e muito obrigada por nos fornecer sempre valiosas informações.