31 de jan. de 2007

SE FUMAR, NÃO VAI MELHORAR

O fumante introduz no organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo nicotina (responsável pela dependência química), monóxido de carbono e alcatrão (constituído por cerca de 48 substâncias pré-cancerígenas, como agrotóxicos e substâncias radioativas).
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o tabagismo é responsável por 30% das mortes por câncer, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica e 25% das mortes por doença cerebrovascular. Ainda estão relacionadas ao uso do cigarro doenças como aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual no homem.
No campo estético, o cigarro colabora da perda da elasticidade da pele, acelera envelhecimento, aumenta manchas e escurece os dentes.
Muitas pessoas, principalmente mulheres, associam o fumo à perda de peso e geralmente apresentam grande resistência em parar de fumar. Estudos sugerem que ex-fumantes ganham em média de 2,5 a 5 Kg. O ganho de peso é conseqüência de alterações orgânicas, mas facilmente perdido através de uma dieta equilibrada.

Algumas dicas são eficazes e colaboram no processo de redução de peso:
- substituir o açúcar pelo adoçante
- aumentar a ingestão de líquidos (cerca de 2,5 litros ao dia)
- dar prioridade a ingestão de verduras, legumes e frutas
- ingerir maior quantidade de cereais integrais, farelos e sementes
- aumentar o fracionamento das refeições
- ter sempre alimentos de baixa caloria, como frutas, sucos, gelatina, barras de cereais light etc
- praticar atividade física regular e orientada por profissional de Ed. Física

Nenhum comentário: