17 de jan. de 2007

SAIBA MAIS SOBRE CALORIAS

O organismo humano depende de energia para desempenho de todas as suas atividades. A unidade padrão de medida desta energia, é a caloria.
Em condições de saúde normais, a ingestão alimentar deve fornecer a necessidade calórica diária para desempenho de funções orgânicas básicas e extras, como exercícios físicos por exemplo.
O cálculo da ingestão calórica adequada leva em conta uma série de fatores como hábitos de vida, problemas de saúde, rotina de exercícios, medicações utilizadas e até herança genética.
No programa alimentar apenas o valor calórico do alimento não é suficiente para resultados adequados. O valor nutricional é sempre prioridade em comparação ao valor calórico.
Por exemplo, azeite e maionese são fontes de gordura. Em termos calóricos, 01 colher de azeite equivale a cerca de 03 colheres de maionese light. No entanto, em termos nutricionais, o azeite é extremamente mais saudável e muito melhor para a dieta.
Para chegar ao valor calórico do alimento deve-se calcular quanto cada macronutriente (carboidrato, proteínas e gordura) fornece de energia. O cálculo é feito multiplicando-se a quantidade do macronutriente contida em 100 g do alimento pelo valor energético que ele fornece por grama.
Cada macronutriente fornece um valor diferente:
- carboidrato: 04 kcal por grama
- proteína: 04 Kcal por grama
- gordura: 09 Kcal por grama

Vale ressaltar que fibras, água, vitaminas e minerais desempenham funções importantes no organismo, mas não apresentam valor calórico.

2 comentários:

Disciplina é o segredo! disse...

Ai amiga nutricionista!
Quanta coisa não?
Mas vamos aprendendo aos poucos, precisando da nutrição para aprender sobre comida e precisando de uma psicóloga para na hora de comer conseguir por os ensinamentos em pratica hahahhaa
beijinhos

Anônimo disse...

Estou mesmo precisando é de energia emocional.... meus hormônios estão me fazendo ficar sem esta energia....
Estou precisando mesmo é de gastar minhas energias acumuladas!!
Bjs e boa semana.....