3 de ago. de 2007

REFRIGERANTES? NEM PENSAR!!!

O consumo de refrigerantes vem ganhando adeptos no mundo e alertando os profissionais de saúde. Em sua fórmula estão presentes substâncias como conservantes, corantes, acidulantes, estabilizantes e outros.
Considerando que os índices de obesidade, diabetes e outras doenças estão cada vez maiores, a ingestão excessiva é bastante preocupante. Pesquisas indicam que o brasileiro consome cerca de 35 litros da bebida por ano.
Estudos recentes comprovam que o consumo de refrigerantes não dietéticos aumenta em cerca de 80% o risco de diabetes, a incidência de cáries, prejudica função intestinal e reduz sensivelmente a absorção de nutrientes. O consumo excessivo também favorece o ganho de peso e acúmulo de gordura localizada, influencia negativamente nos quadros de gastrite e flatulência e aumenta os riscos de câncer de esôfago.
Em relação aos dietéticos, a diferença é quanto ao açúcar, substituído por adoçantes artificiais como aspartame, ciclamato de sódio, sacarina sódica ou a combinação de dois deles.
Muito se comenta sobre a relação existente entre os refrigerantes e a celulite. Vale ressaltar que a mesma tem causa multifatorial e não existe comprovação científica associando o problema com a ingestão da bebida. No entanto, sabe-se que uma alimentação desequilibrada favorece o aparecimento da mesma, assim como a falta de atividade física regular.
A questão acima se justifica quando muitas vezes o indivíduo acaba substituindo a água, sucos e outras bebidas saudáveis pelo refrigerante. Erro comum, que associado a uma dieta inadequada favorece o acúmulo de gordura localizada, excesso de peso e consequentemente a celulite.

3 comentários:

Anônimo disse...

Estas dicas estão maravilhosas...

Minhas clientes amaram !!!
bjs

mad

Anônimo disse...

Como sempre muito bom!

Anônimo disse...

oi dra

é isso mesmo refri´s nunca mais... parei de tomar, sei que a decisão foi um pouco tardia, mas antes tarde do que nunca. não tomo isso há uns quatro meses... e tb parei de torma o básico cafezinho...

valeu pelo post.

abraços

bruh