15 de ago. de 2007

DICA DO DIA: ABÓBORA!

Originária da Guiné, a abóbora chegou ao Brasil, no século XVI, pelas mãos dos portugueses.
De alto valor nutricional, rica em fibras e com poucas calorias (ao contrário do que se pensa), a abóbora pode ser utilizada em várias preparações salgadas ou doces.
Com safra de janeiro a agosto, seu alto teor de vitamina A é benéfico para a visão. Além deste, a ingestão adequada da vitamina é favorável na prevenção de infecções e na manutenção da integridade da pele e mucosas.
Estudos indicam que a combinação de beta e alfa-caroteno é vantajosa como estimulante do sistema imunológico. Além de melhorar as defesas do organismo, estes dois nutrientes atuam como poderosos antioxidantes, prevenindo a formação de rugas precoces.
A abóbora possui ainda doses vantajosas da Niacina, componente das vitaminas do complexo B. Esta é fundamental na integridade da pele, aparelho digestório e sistema nervoso.
Outros componentes que merecem destaque são o cálcio e fósforo, que participam da formação de dentes e ossos, transmissão de impulsos nervosos e até coagulação do sangue.

100 g de abóbora = 40 kcal

DICAS

- Lave as sementes da abóbora e leve-as ao forno para tostar. Tempere com sal e sirva como um gostoso aperitivo

- Quando verde, a abóbora deve ser guardada em local fresco e arejado. Madura, pode ser guardada na geladeira e dura até 4 meses!!!

3 comentários:

Mônica Lobo disse...

Olá,
Achei seu blog ótimo! Cheio de dicas e informações úteis.
Eu também moro em Niterói e estou terminando o mestrado. Não sei se você trabalha em clínica ou consultório particular. Mas se estiver precisando de outro profissional para compartilhar a sala ou consultório... Estou interessada em sair do Rio e trabalhar mais perto de casa.

Ótimo dia! Mônica Lobo.
lobo.monica@gmail.com

Mônica Lobo disse...

Tudo bem! Que bom que gostou.
Estava numa clínica no Rio, mas era muito longe. Não compensava. Vou conseguir um lugar por aqui. Bem melhor trabalhar perto de casa, né?

Ótima semana! Mônica.

Ana Raquel disse...

Adoro usar abóbora na culinária, mas não sabia do seu valor nutricional. Fiquei satisfeita com a informação e então, vou usar e abusar da abóbora!
Ana Raquel