13 de mai. de 2007

SAIBA MAIS SOBRE AS GORDURAS "TRANS"

As gorduras “trans” correspondem a um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação natural (ocorrido no rúmen de animais) ou industrial.
Existe um pouco de confusão nas definições de gordura “trans” e “hidrogenada”.
O nome “trans” é referente a ligação química que a gordura apresenta. Pode estar presente nos produtos industrializados e nos produtos in natura, como carnes e leites (em pequenas quantidades).
Já a gordura hidrogenada é um tipo específico produzido na indústria. O processo de hidrogenação industrial consiste em transformar óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente. Com esta gordura “fabricada”, consegue-se aumentar o tempo de validade do produto, palatabilidade e também sua consistência.
A gordura hidrogenada apresenta alto índice de gordura trans, extremamente maléfica para o organismo.
A gordura trans age como a gordura saturada ao aumentar o nível de LDL no sangue e contribuir para a redução das taxas de HDL, conhecido como bom colesterol.
Presente em grande parte dos alimentos industrializados, tem associação com a obesidade, doenças cardiovasculares etc.
É obrigatório pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanittária), que fabricantes de alimentos informem nos rótulos a composição do produto e ingredientes utilizados. A quantidade de gordura trans contida por porção deve vir também determinada.
Embora não exista recomendação de ingestão diária da mesma, o ideal é que o consumo seja nulo ou o mínimo possível.

Nenhum comentário: