11 de fev. de 2007

EXISTE DIETA ATÉ PARA QUEM TOMA REMÉDIO

Alguns hábitos alimentares ou alimentos específicos são capazes de interferir na eficácia de determinadas medicações, reduzindo ou potencializando o efeito das mesmas.
Um exemplo são os antiinflamatórios, que devem ser tomados com o estômago “cheio”, visando evitar danos à parede do órgão.
Bebidas alcoólicas, por exemplo, podem potencializar a ação de sedativos, antidepressivos, vasodilatadores e hipoglicêmicos.
A cafeína deve ser evitada pelos indivíduos que ingerem medicações com teofilina, substância geralmente indicada contra asma. Seu excesso aumenta os efeitos colaterais da droga como náusea, cefaléia e “agitação”.
A cafeína também pode agravar a acidez estomacal e provocar irritações no tubo digestório, quando associada a “aspirina” ou outros antiinflamatórios.
Outro erro muito comum é a ingestão de antibióticos com leite. Os metais presentes no alimento entram em ação com o princípio ativo do remédio, prejudicando sua absorção.
Segundo Anthony Wong, do centro de assistência Toxicológica do HC-SP, refrigerantes a base de cola podem causar insônia e até aumentar a pressão de indivíduos que tomam antialérgicos.
Alguns cuidados são fundamentais quando se trata de saúde: evitar a auto-medicação e sempre consultar profissionais da área
.

Nenhum comentário: